terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Sabotaram minhas ferias

(fé.ri:as)
sfpl.
1 Dias consecutivos para descanso de trabalhadores e de estudantes, após um período anual ou semestral de atividade (férias regulares; férias de meio de ano).
[F.: Pl. de féria.]

Aí vem o governo e aumenta para 60% os produtos importados sujeitos à Licenciamento Prévio Não Automático. Putz. Se já não bastasse a chuva e o pouco dinheiro. Explicando: quem quiser importar algum produto dentre os listados, precisará pedir autorização prévia ao governo federal que irá analisar caso a caso. Não é exagero. É assim mesmo. Existem especialistas para isso, mas euzinha não acho que esse é o melhor jeito de lidar com a crise. Barrar importações para requilibrar a balança deficitária por causa da crise? Nem os exportadores engolem essa. Quem vai conseguir manter o nível de produção com um prazo que vai se extender sem avanço agregador de valor por mais de 60 dias? Como se preservarão os empregos que restaram assim? Para quem não teve paciência de ler nos jornais, os setores afetados são a indústria de moagem (trigo), plásticos, borrachas, ferro e aço, obras de ferro fundido, cobre e alumínio, bens de capital, máquinas e aparelhos elétricos, têxteis, material de transporte (autopeças), automóveis e tratores, aparelhos ópticos e instrumentos cirúrgicos. Ou seja, se repararam nos negritos, estou frita.

É essa a liderança que o Brasil está tentando impor junto aos organismos internacionais? Dizendo que os países ricos têm excesso de protecionismo durante os discursos inflamados de nossos diplomatas e implantando a prática da mais banal barreira do comércio internacional? Só falta dizerem que não cabe nenhuma retaliação e que os exportadores (aqueles que conseguirem manter suas fábricas funcionando) não têm com o que se preocupar pois vão continuar exportando normalmente. Duvido... Que papelão! Grande burrada!

Com a palavra, meu Patrono.

Um comentário:

Ferno disse...

Vi hoje no Bom Dia Brasil o comentário da Miriam Leitão sobre o assunto, falando exatamente a mesma coisa. De tarde, felizmente o Governo voltou atrás na decisão. E ainda dizem que querem desburocratizar o país!