terça-feira, 6 de janeiro de 2009

O Curioso Caso de Benjamim Button

O novo filme de Brad Pitt estreia (errei ao tirar o acento?) nos cinemas em 16 de janeiro. O Curioso Caso de Benjamim Button é um drama baseado no conto homônimo de 1922 do norte americano F. Scott Fitzgerald, que narra a história de um homem que nasce com 80 anos e na medida que os anos vão passando, começa a rejuvenescer. Benjamin conhece o amor aos 50 anos de idade quando se apaixona por uma mulher mais jovem, interpretada por Cate Blanchett. O conflito é óbvio: ela envelhece normalmente enquanto nosso herói fica mais jovem a cada minuto. Sobre o filme, por enquanto só temos as dicas dadas por algumas críticas, que a propósito, foram implacáveis com o diretor David Fincher. Entretanto, o fascínio exercido pela singular narrativa original está presente em todas as resenhas que li sobre o conto original. Isso para mim já é o bastante para fazer valer os 9, 12 ou 15 reais da entrada do cinema. Comentários pessoais sobre o filme e o conto, após isso.
 
Curiosamente, em dezembro de 1977, Chico Anysio apresentou no Fantástico a crônica "Nascer velho e morrer criança", de Marcos César. A nossa memória é estranha porque, inexplicavelmente, eu tenho essa crônica viva na memória apesar de ter apenas quatro anos na época. Não me lembro se assisti em alguma reprise, mas tenho certeza de que é uma lembrança muito antiga. Quando vi o trailer de “O Curioso...”, na mesma hora me lembrei do quadro e fiquei curiosa pra saber se foi coincidência ou adaptação... Não achei nenhuma outra referência na web além dos vídeos disponíveis no site do programa então vou continuar a viver com a dúvida. Vejam o trailer do filme e o vídeo do Fantástico.





Um comentário:

Renata Braga disse...

Eu me lembro tanto desta cronica com o Chico Anysio, que ao assistir o trailler do filme , fiz logo a analogia (sendo que eu imaginava que o texto original era do Chaplin).
Em 77 eu tinha apenas 1 ano.Com certeza vi alguma reprise/li algum comentário.
Filme delicioso este.Rendeu ótimos papos e questões