terça-feira, 14 de dezembro de 2004

Chocada mesmo!

Tinha até outras coisas pra escrever e compartilhar como de costume, mas assistir à reportagem-denúncia da queima – literal – de arquivos do governo na Base Aérea de Salvador acabou com grande parte da minha inspiração. Parece que o século XXI recusa-se a chegar ao Brasil. Enquanto diplomatas brasileiros se gastam e se desgastam na interminável batalha por uma cadeira no Conselho de Segurança, enquanto Pinochet é condenado no Chile, enquanto a sociedade modestamente discute a abertura dos arquivos da ditadura, marcamos passo ao nos deparar com essa cena louca. Os documentos queimados por si só já chocam. Mas o que me deixou verdadeiramente abalada foram os registros de 1989 e 1994. Um vereador que falava bem de Cuba e uma sindicalista, ambos fichados, suspeitos, dignos de observação - em suspeição. Outro dia falei de segurança. “É seguro manter um blog?” perguntei. Estou começando a duvidar. Quem garante que nós, ingênuos blogueiros, já não estamos fichados por espalhar devaneios aos quatro ventos? Não sou muito de dar ouvidos ou mesmo tolerar as mais diversas teorias conspiratórias que transcendem as mídias e se multiplicam pela web, mas confesso que estou assustada. Se os citados documentos forem falsos, perdemos a confiança (?!) na mídia; se forem verdadeiros, perdemos a confiança na democracia. Tem saída?

Um comentário:

Julia Sant'Anna disse...

Ei, querida! Vim ler vc! O Brasil realmente está a mil anos luz nesse sentido... Nisso temos que reconhecer: Argentina e Chile têm dado um banho na gente, né?
E essa história do Conselho de Segurança? Vc acredita nisso mesmo? No dia da recepção na embaixada pros pós-graduandos, perguntei isso pro Bustani (chiquérrima, eu!). Ele disse acreditar e ter fé de que a decisão a favor do Brasil sai até o fim do ano que vem. Será??