segunda-feira, 3 de outubro de 2005

Que segredos?

Quase acabando de ler o Dossiê Brasília: Os Segredos dos Presidentes. A leitura não mudou nenhuma opinião sobre os respectivos entrevistados. E não foi porque eu não estava com a “mente aberta”. Simplesmente porque nenhum me surpreendeu. Sarney, burocrático; Collor, evasivo e defensivo; Itamar, excêntrico; e Fernando Henrique, acadêmico. Lugar comum: “Ser presidente não é fácil. Fiz o melhor que pude, dentro das condições que eu tinha.” Todos consideram Getúlio o melhor presidente (entre outros, “se formos considerar as condições da época de cada um”, claro). Todos acham que ainda é cedo para publicar suas memórias (muitos envolvidos e/ou citados ainda estão vivos). Mesmo assim, acho que a leitura valeu a pena. Não é sempre que temos depoimentos de presidentes que ainda estão vivos pra dizer, se for o caso, “não foi bem isso que eu disse”.

Nenhum comentário: