domingo, 9 de outubro de 2005

Rankings

Confesso: adoro programas tipo Ranking. Não sei dizer o porquê. Assistia freqüentemente o Rank, do E! Entertainment Television. Como não tenho mais TVA, me contento com o Top Top da MTV brasileira. Contentar-me não é bem a expressão certa porque adoro as justificativas e os comentários super-hiper-mega venenosos dos apresentadores Léo Madeira e Marina Person. Dia desses eles rankearam o que chamaram de: músicas que por qualquer motivo são horríveis mas todo mundo gosta (principalmente aquelas que dá muita vergonha de assumir). Resumindo: é ruim, mas é ótimo! E não é que – com raríssimas exceções – eu tive que dar a mão à palmatória? Que listinha safada essa!

10º. Dancing Queen – ABBA
9º. Patience – Guns n' Roses
8º. Live to tell – Madonna
7º. Crazy – Aerosmith
6º. Total Eclipse of the Heart – Bonnie Tyler
5º. With a little help from my friends – Joe Cocker
4º. Candy – Iggy Pop
3º. We are the world – USA for Africa
2º. Hotel California – Eagles
1º. I'll be there for you – Bon Jovi

No lugar dos produtores (e desconsiderando as justificativas) eu trocaria Live to tell por Crazy for you e Crazy por I don’t want to miss a thing. Talvez tirasse With a little help from my friends e a trocaria, vejamos, por Ain't No Mountain High Enough nada hipponga, mas, sabe como é, é que eu gosto mesmo...

Inspirada nessa lista e na grande descoberta de ontem (que existe gente boa que também gosta de Air Supply e Biafra) resolvi investir na tentativa de montar minha própria lista com hits nacionais de todos os tempos. Assim surgiu a

Top 10 Tudo em Simas!: Gosto sim, e daí?

10º. Noite do Prazer – Brilho
Todo mundo diz já enjoou dessa música, mas não conheço ninguém que fique parado quando um DJ apela para o hit maior do Cláudio Zoli no fim da festa. Sem contar que tem o lance da letra errada mais famosa do país: “trocando de biquini sem parar...

9º. Nosso Sonho – Claudinho e Buchecha
Da época em que Funk ainda era um ritmo dançante para os anti-funkistas menos radicais como eu. É bonitinha, ingênua, fofa e eu ficava frustrada por não saber de cor a lista das comunidades do final da letra.

8º. Fio de cabelo – Chitãozinho e Xororó
Representante maior da fossa sertaneja com alguma classe que me faz esganiçar a voz e cantar o refrão junto (quando estou sozinha, claro!).

7º. Ovelha Negra – Rita Lee
Na lista porque é presença garantida em toda sessão de videokê (e a única nota 99 que já ganhei da maquininha).

6º. Sonho de Ícaro – Biafra
Do repertório do Biafra eu selecionaria Rua Ramalhete, mas não dá pra negar que Sonho de Ícaro é muito mais fácil de ouvir numa sexta ou sábado qualquer com coro do bar inteiro balançando as cabecinhas de lado pro outro.... Que lindo!

5º. O Universo no teu corpo – Taiguara
Pra escutar tomando um porre e filosofar na mesa do bar! Não tem coisa melhor.

4º. Demônio Colorido – Sandra de Sá
Gosto muito! Primeiro por que adoro músicas com essa coisa de posse, tipo Como eu quero e Só pro meu prazer e segundo, porque tenho olhos verdes, oras!

3º. Coração Selvagem – Belchior
Muita gente diria que numa lista dessas deveria entrar Medo de avião, Paralelas ou Apenas um rapaz latino-americano. Mas presta atenção: “Meu bem, guarde uma frase pra mim dentro da sua canção / Esconda um beijo pra mim, sob as dobras do blusão / Eu quero um gole de cerveja do seu copo, no seu colo e nesse bar” é lindo demais, não é?

2º. Dona – Roupa Nova
Fala sério! Qualquer um com mais de 25 anos, quando escuta seus primeiros acordes, com certeza se lembra da Viúva Porcina e automaticamente balança a cabeça na parte que diz: “tan-tan-tan batendo à porta, não precisa ver quem é”. (Meu pai que dê mole com o DVD pra ver o que é bom....)

1º. Sonhos – Peninha
Peninha, um dos reis do brega! É claro que ele tem que estar numa lista dessas. Foi difícil decidir entre Sonhos e Sozinho – a propósito, ambas regravadas por Caetano – mas Sonhos, vocês têm que concordar, é O Clássico da dor de corno. A campeã Tudo em Simas! no conceito “é ruim mas é bom demais!”

Pronto, chega de confissões por hoje. Minha jugular já está por demais exposta... Amem-me ou deixem-me!

10 comentários:

Sérgio disse...

Minha lista conteria algumas outras músicas, por isso mesmo nao poderia me limitar a apenas 10.Mas foi ótimo conhecer mais esse seu lado.Muito interessante !!
Quanto a sua afirmação, bem...deixa para lá !
Beijos e ótima semana.Se cuida !

Anônimo disse...

Não mantenho um blog para defender causas ou idéias como verdades absolutas. Meu mau humor pode, por vezes, fazer com que o conteúdo daquilo que publico seja um tanto quanto indigesto para quem lê. Aprendi que um ponto de vista é a vista de um ponto. Me atenho a defender o meu ponto de vista. Não proíbo ninguém de me contestar e provar que estou errado. De qualquer forma, agradeço a visita.

Alexandre Carvalho disse...

Agora só falta uma listinha do melhor dos anos 80, injustamente conhecida como "a década perdida".

Unknown disse...

E concorrer com O Almanaque???? No way! Jornalistas de verdade já fizeram isso... ;)

Alexandre Carvalho disse...

Que tal a gente cobrar da Renata uma festa brega em novembro? A trilha sonora eu garanto, hehehe.

Anônimo disse...

Que que tem eu aí?
Adorei a lista, principalmente sonho de ícaro, que se você não for um Castratto não tem maneira de cantar aquilo sem desafinar... agora Sonhos, do Peninha eu acho maaaaaala...
Bju

Ferno disse...

Cara, ri um bocado com esse post. As músicas do Top Top da MTV... eu gosto de todas. E muito.
Também gosto de Air Supply especialmente de Making Love Out of Nothing at all, que eu redescobri no Downtown na voz do Alex Cohen.
Quanto à sua lista, confesso que desconheço algumas coisas, mas sem dúvida eu lembro da Viúva Porcina.. haha
Bjs. Ferno

Sérgio disse...

Oie...
BOM DIA !
Em breve gostaria de ver o Top 10 Movies tah ? vai pensando...Acho que todos gostarão !!!
um grande beijo

Alexandre Carvalho disse...

Top 10 Movies? Opa! É claro que nessa lista não poderão faltar alguns "crássicos", como "Curtindo a Vida Adoidado", "Footloose", "Férias Frustradas de Natal", entre outros. :-P

Sérgio disse...

Para te ajudar Alexandre vão mais alguns títulos : Embalos de Sábado a Noite, Grease, Um lugar chamado Notting Hill, ET - o Extraterreste, Blade Runner, de Volta para o Futuro, Veludo Azul, etc etc..
Nossa, são tantos...
Clau, é com você !!
Beijos